PAZ! Tema de lançamento de livro reflexivo em dezembro

Fachada da Academia Mineira de Letras | Fotografia Reprodução Site Academia Mineira de Letras

Resultado do trabalho com comunidades de alto risco realizado pela artista Eni D´Carvalho, o livro “Poética da Pacificação” será lançado no dia 06 de dezembro, às 19h30, na Academia Mineira de Letras.

A inspiração de Eni veio de um cenário atual, mas nada saudável: a violência sofrida por homens e mulheres em comunidades em situação de vulnerabilidade social. Contextos em que a paz, muitas vezes, parece não existir.

thumbnail_Eni D´Carvalho_credito Leo Fontes (7).jpg
Eni D’Carvalho acredita que a paz pode ser ensinada | Fotografia Leo Fontes

No livro, Eni procura mostrar que a paz pode ser ensinada e vivida. “Ninguém pode mudar o mundo, mas podemos mudar uma parcela dele. Esta parcela chamamos de ‘eu’. Não é o mais fácil e nem o mais rápido. Mas é necessário e vale a pena tentar”, comenta.

Entenda

A escritora e artista educadora atuou, durante 15 anos de sua carreira, com crianças e adolescentes em áreas de risco social. Nessa imersão, realizou um trabalho artístico inspirado na paz. Assim, promoveu atividades culturais inclusivas junto a essas pessoas, permitindo que elas fossem protagonistas de uma cultura de paz no meio em que vivem.

Valores como autonomia, convivência, diálogo, dignidade, igualdade, justiça, respeito, solidariedade foram disseminados entre os participantes do projeto para que virassem hábitos cotidianos.

Capa do livro Poética da Pacificação, de Eni D'Carvalho
Capa do livro Poética da Pacificação, de Eni D’Carvalho

“A Paz”, “Mística e Arte pela Paz”, “A Paz na Alma e na Cultura do Brasil”, “Acordar para a Paz com as Crianças”, A Paz é um Caminhar, e “O Ser Humano, com a Terra e o Cosmos” são os capítulos entre os quais se dividem os 170 poemas.

Todas as ilustrações foram criadas pela própria artistam que também fará exposição de suas pinturas durante o lançamento. Além do livro, a autora se preocupou em gravar um CD poético que será doado às pessoas com deficiência visual – outro público-alvo de sua atuação.

A autora 

Eni D´Carvalho tateando uma de suas pinturas | Fotografia Leo Fontes
Eni D´Carvalho tateando uma de suas pinturas | Fotografia Leo Fontes

Mineira de Ubá, Eni D´Carvalho tem nacionalidade luso-brasileira. A artista plástica autodidata é conhecida, no mundo, pelas obras focadas na inclusão social de pessoas com deficiência visual. Eni é autora dos projetos “Tocar e Sentir” e “Anjos Mensageiros da Paz”, que consistem em pinturas táteis destinadas principalmente à apreciação do público deficiente visual.

Sua arte já foi exposta em 160 lugares no Brasil, Estados Unidos e Europa. O salão da  Organização das Nações Unidas – ONU, em Nova York, a Universidade de Aveiro, a Biblioteca Nacional de Lisboa e os Museus da Empresa Portuguesa das Águas Livres SA – Epal são alguns deste locais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s